Home
   EVENTOS-Fotos
   Compartilhando
   Notícias
   Artigos
   Agenda de eventos
   Loja Virtual
   Motivos de oração
   Dicas Joel Comiskey
   Ferramentas
   Trabalho/Conjunto
   Contato


A organização de uma Igreja em células é um retorno à comunidade cristã de base, descrita no novo testamento: "Cada casa uma igreja, cada membro um ministro, vivendo em Cristo de casa em casa e na grande congregação".

 Saiba mais
O corpo humano é composto por milhares de pequenas unidades que se juntam para formar o corpo como um todo. Essas unidades são chamadas células. Um bebê tem seu início em uma pequena célula no útero da mãe, então ela cresce e se multiplica em duas células. Essas duas células transformam-se em quatro, as quatro em oito, as oito em dezesseis e assim por diante. Uma célula transforma-se em um corpo humano, cheio de vida e maravilhoso!

A célula é um grupo de oito a quinze pessoas que formam uma comunidade para experimentar o amor de Deus, para crescer no relacionamento com os outros e para alcançar os incrédulos.

Compartilhar nossas vidas com as outras pessoas na presença de Jesus vai nos unir em uma forte malha que não pode ser rompida. A força de um indivíduo não é o único fator determinante para sua caminhada com Deus. O restante da célula apóia cada membro com oração, encorajamento e visão pelos perdidos para mantê-los crescendo em Cristo. A presença de Jesus no centro da reunião é a força do grupo. Ele é o único que pode oferecer o poder e a visão para caminhar uma vida cristã. Quando sua célula se encontra para a edificação, o foco está em experimentar Jesus em cada parte do encontro. Células são tanto para edificação como para evangelismo. Se uma célula não traz visitantes, não cresce e não se multiplica, e se tornará um grupo apenas voltado para o egoísmo, enfadando-se até morrer. Se uma célula não pastorear e edificar as pessoas, não desenvolverá liderança, não formará um caráter aprovado nas pessoas e as pessoas eventualmente cairão em sua caminhada com o Senhor (ou eles irão para algum lugar em que podem ser supridos). O grupo deve focalizar-se tanto em edificar uns aos outros, como investir, orar e alcançar os perdidos.

Diferente do movimento de Igrejas nas casas, as células são parte de um todo. As células não são independentes, mas interdependentes umas das outras. Muitas células se encontram formando uma congregação para terem uma celebração semanal em conjunto. Uma congregação é uma extensão das células e não funciona sem as células. Desse modo, o pastoreio dos membros é feito pelo líder de célula, que é responsável por um grupo de apenas 3 a 15 pessoas, e não pelo pastor da igreja, que pode ser o responsável por centenas ou até milhares de pessoas.

 Por que Igrejas em Células?
Uma expressão do caráter e da vida de Deus entre nós. O Pr Bill Beckham usa a idéia de Deus sendo o "Deus mais alto" e o "Deus mais próximo" para mostrar porque as células expressam o caráter e a vida de Deus entre nós.

Isaías 57.15 diz: "Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: 'Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças."

"Para expresar essa idéia em termos teológicos, Deus é tanto imanente (muito próximo e íntimo a nós) e transcendente (está acima dos limites de toda experiência e conhecimento… acima de toda compreensão). Bill Beckham chega ao ponto quando diz: "As duas expressões da igreja do Novo Testamento (pequenos e grandes grupos) não são questões de cultura ou conveniência, mas expressões da natureza imanente e transcendente de Deus".

Em outras palavras, no modelo de grupos pequenos, nós podemos experimentar a proximidade com Deus de um modo que não podemos experimentar de outra forma. Jesus expressou isso quando disse que estaria no meio de duas ou três pessoas que se reunissem em seu nome. Há algo de incomparavelmente íntimo a respeito da presença de Deus nos pequenos grupos. O alvo da célula é que os membros encontrem a presença de Jesus, que está intimamente interessado em suas vidas, para submetê-las ao seu domínio.

 Igreja de duas asas
O Pr Bill Beckham do Touch Ministries dos EUA conta a história de uma igreja de duas asas que podia voar por toda a terra e fazer a vontade do Criador. Uma asa era o grande grupo e a outra era o grupo pequeno. Conforme a história avança, a serpente orgulhosa que não tinha nenhuma asa veio e convenceu a igreja a voar apenas com a asa do grupo grande, e não usar mais a asa do grupo pequeno. Com isso, a asa do grupo pequeno atrofiou e a igreja não pode fazer muito mais do que voar em círculos, e gastou muito do seu tempo no chão em sua casa de passarinho. Então, o criador teve que fazer uma nova igreja com duas asas que pudesse voar novamente para cumprir os seus planos.

Nós cremos tanto na asa do grupo grande como na do grupo pequeno. Nós cremos que o modelo de ministério em células é um modelo bíblico de ministração, que melhor expressa o caráter e a vida de Deus entre nós, que permite que todos os membros sejam ministros (e não apenas o pastor), que é um modelo que trabalha com evangelismo e é transferível para todas as culturas (fazendo dele um modelo para plantar igrejas).

Células em um corpo
Células em uma igreja
É a menor parte viva no corpo humano

Carrega todas as funções da vida

Cada parte da célula tem uma função
particular que deve ser cumprida para
a vida da célula

As células são as equipes de evangelismo
da igreja.Os líderes das células estão
envolvidos na vida dos membros para
pastoreá-los

Depois da multiplicação, o processo se
inicia novamente


Cada vez que uma célula se divide, ela
é completa em si mesma, tendo o que
precisa para a vida


Células se juntam para formar um corpo
É a menor unidade de vida em uma igreja

Carrega todas as funções da igreja

Cada membro da célula deve funcionar
com seus dons para a vida e crescimento
da célula.

As células são as equipes de evangelismo
da igreja.Os líderes das células estão
envolvidos na vida dos membros para
pastoreá-los

Quando a célula cresce em número, a liderança
é reproduzida e as células se multiplicam

Depois da multiplicação de uma célula, ela
começa a focalizar-se novamente no crescimento
e multiplicação

Cada célula é uma Comunidade cristã de base,
tendo tudo o que é necessário para ministrar
a vida de Jesus. As células se juntam em cultos
de celebração


 Pastor Robert Michael Lay

Atuação
Robert Lay é pastor titular da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de Curitiba, local onde, há mais de 18 anos, realiza com êxito um trabalho baseado em células e evangelismo por amizade.
Também coordena o Ministério Igreja em Células e tem viajado por todo o país apresentando, esclarecendo e resgatando essa forma de conduzir a igreja.

Formação
Teologia no Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas (ISBIM) de Curitiba; 
Mestrado em Educação Cristã no Mennonite Brethren Biblical Seminary, em Fresno, EUA,
Mestrado em Música na California State University, EUA.

Comentários
Há 28 anos atuando como Pastor, Robert Lay tem um grande amor pelo Reino e pelas coisas que contribuem para o seu crescimento. Nesse período desenvolveu um importante trabalho a respeito de Evangelismo por amizade, tanto aqui no Brasil quanto na Alemanha. Destaca-se ainda na pregação da Bíblia e no acompanhamento e aconselhamentos individuais, das igrejas e sua célula.

Família
Robert é casado com Alzira. Eles têm 4 filhos: Angela, Klaus, Andreas e Jéssica.