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02 - Investidor? Convidador? Convincente? Conversor?

Por Rob Campbell
Em 8 de Agosto de 2016

Em 2012, Alan Hirsch e Tim Catchim escreveram The Permanent Revolution:  Apostolic Imagination and Practice of the 21st Century Church (“A Revolução Permanente: Imaginação Apostólica e Prática da Igreja do Século 21”, em tradução livre). Neste livro, os autores desenvolveram a “Evangelism Ministry Matrix” (“Matriz do Ministério de Evangelismo”, em tradução livre) – Hirsch & Catchim, 2012, p. 39.

Eles sugerem que existem quatro tipos de evangelistas chamados de investidores, convidadores, convincentes e conversores.

O lema do investidor é “vamos caminhar juntos” (Hirsch & Catchim, 2012, p. 39).

Os convidadores têm uma “qualidade de ‘venha e veja’ em seu ministério evangelístico que leva as outras pessoas para mais perto de Jesus” (Hirsch & Catchim, p. 40).

Os convincentes têm a “capacidade de expor o Evangelho em apresentações concisas… e eles o embrulham de maneiras que aprimoram a acessibilidade e praticidade do Evangelho” (Hirsch & Catchim, p. 41).

Finalmente, os conversores são “mais confortáveis com o diálogo do que com o monólogo, eles oferecem pequenos trechos de músicas sobre Jesus, em vez de um álbum ou CD inteiro sobre Jesus” (Hirsch & Catchim, p. 42).

Os autores acreditam que todos os quatro tipos de estilos evangelistas são necessários no Corpo de Cristo. Eu concordo com eles.

Sem um pingo de dúvida, eu sou um conversor. Eu sou “mais confortável com ajudar alguém a descobrir o significado do Evangelho de modo progressivo” (Hirsch & Catchim, 2012, p. 41). Os conversores “muitas vezes são bons em fazer perguntas e ouvir, e eles preferem deixar as necessidades e interesses da outra pessoa decidirem qual aspecto específico do Evangelho que eles vão enfatizar ou introduzir na conversa” (Hirsch & Catchim, p. 42). Um exemplo bíblico seria o encontro de Jesus com a mulher no poço.

Neste modelo fornecido por Hirsch e Catchim, qual tipo de evangelista você é?

 




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